Programação

Por ser realizado em estrutura Digital, o Seminário seguirá sempre o horário de Brasília e constará de:

a. Sessão de abertura (Comissão Organizadora) e
Conferência de Abertura (Prof Dr Licínio Lima – UMinho/PT)
às 9h do dia 3.11.

b. Rodas de Conversa por Temas Agregadores (sempre horário de Brasília)
11h Encontro de todas as pessoas por Roda de Conversa do dia 3.11;
Das 13h às 16h do dia 3.11;
Das 9h às 12h e 13h às 16h do dia 4.11;
Das 9h às 11h, do dia 5.11.

c. Atividades Culturais
16h do dia 3.11;
16h do dia 4.11
15h do dia 5.11.

d. Conferência de Encerramento
16h do dia 5.11 – Conferência de Encerramento – Profa Dra Analise de Jesus da Silva e Profa Dra Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
17h – Sessão de Encerramento

PROGRAMAÇÃO

Sempre pelo horário de Brasília/Brasil

Dia 3.11.2021

9h Sessão de abertura (Comissão Organizadora) e
Conferência de Abertura – Prof Dr Licínio Lima – UMinho/PT
11h Encontro de todas as pessoas por Roda de Conversa
12h Café, Almoço, Jantar dependendo do fuso horário
13h às 16h – Rodas de Conversa

Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
13h Alfabetização e Letramento na EJA A LITERATURA DE CORDEL NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA Heloisa Feliciano de Almeida Alves Ana Paula Abreu
A POESIA NA EJA ATUAL – UMA EXPERIÊNCIA LÍRICA Ivane Laurete Perotti Ana Paula Abreu
EJA como Política Pública DESAFIOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE Félix Matias Catarina Santos
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Sandra Maria Alves Barbosa Melo Catarina Santos; Ágnez Saraiva; Conceição Paludo
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA A CENTRALIDADE DO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EXPERIENTES PARA A CONSTRUÇÃO CURRICULAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA MODALIDADE EJA DO COLÉGIO JOÃO XXIII/UFJF Mariana Cassab Renata Amaral
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL NO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE Rosa Malena de Araújo Carvalho Catarina Paulos Moisés Manuel Cau
Material Didático na EJA “ESCREVIVÊNCIAS” – A PRODUÇÃO TEXTUAL AUTOBIOGRÁFICA COMO FORMA DE INCENTIVO À ESCRITA E LEITURA NA** EJA Maria Marlete de Souza Júlio César da Costa
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA EJA QUE DIALOGUEM COM A VIVÊNCIA DE Magda Antunes Martins Adelson França Frederico Alves Lopes
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala A (RE)CONFIGURAÇÕES EDUCACIONAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS: A EJA JUIZ-FORANA RESSIGNIFICANDO SEU CAMINHAR Kátia Cristina Candido Aquino Marciano Sita Mara Sant’Anna
A INTERSECCIONALIDADE COMO PRÁXIS EDUCATIVA NA EJA Daiana Maria da Silva Izaú Veras Gomes Vanderléia Reis de Assis Moisés Manuel Cau
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala B LITERATURA MARGINAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DA OFICINA PEDAGÓGICA Mídian Lena Pereira Pressato Jonson Ney Dias da Silva
O TEATRO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA EJA NO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG Juliana Milagres Tostes Teodoro Adriano Costa Zanardi Jonson Ney Dias da Silva
Restrição e Privação de Liberdade na EJA APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA-CURRICULAR PARA OFERTA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ESTABELECIMENTOS PENAIS Danielly Luiza Zarpellon Camila Similhana
(IN)SEGURANÇA E A ROTINA ESCOLAR EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO Washington Luis de Andrade Cardoso Junior Elionaldo Julião
Tecnologias na EJA O QUE DIZEM OS EDUCANDOS DE DIFERENTES GERAÇÕES NO CONTEXTO DA EJA SOBRE OS USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Pedro Batela Neto Jarina Fernandes
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DE PANDEMIA: A CONDIÇÃO DOS ESTUDANTES PARA AS ATIVIDADES REMOTAS EMERGENCIAIS Júlio Saulo Silva Juliana Ferreira de Melo Dionisio Tumbo
Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
14h Alfabetização e Letramento na EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: UMA ABODAGEM HISTÓRICA E DESAFIOS ATUAIS Jane Mutsuque Maurilane Biccas
ANÁLISE SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL PELOS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA COVID-19 Juliane de Oliveira Ludymilla Morais Ana Paula Abreu
EJA como Política Pública A EJA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025) DE ITABORAÍ Isabela Lemos da Costa Coutinho Ágnez Saraiva
EDUCAÇÃO E POLÍTICA DE FECHAMENTO DE CENTROS DE EJA: UMA REALIDADE EM MATO GROSSO Ivana Bognar Catarina Santos
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA AS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO À DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS E RETROCESSOS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA EE CAETANO DE CAMPOS – CONSOLAÇÃO Fernanda Correia Silva Catarina Paulos
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES FREIRIANAS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Renato Antônio Ribeiro Renata Amaral
Material Didático na EJA ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO EJA, MUNDO DO TRABALHO SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA Rafaela da Silva Kawai Eliana Marques Zanata Adelson França Luís Cardoso
LETRAMENTOS CRÍTICOS NA EJA Rosilene Nascimento Luiz Ribeiro Júlio César Costa
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala C IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO NA EJA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁDICAS NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID Jeanne Mary Vieira Chequer Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos Renato de Paula Abreu Vânia Aparecida da Cruz Ianá Costa Andrade Sita Mara Lopes Sant’Anna
RELATO DE EXPERIÊNCIAS Elizabeth Costa Reis Sita Mara Lopes Sant’Anna
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala D O PERFIL DE ATUAÇÃO POLÍTOCO-PEDAGÓGICA DO(A) PROFESSOR (A) DA EJA NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: SUJEITOS DE CONHECIMENTO E AUTONOMIA CURRICULAR? Adriana Pereira da Silva Jonson Ney Dias da Silva
CARTA A MAIZA RELATO SOBRE O PROJETO DE ENSINO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Adriana Angélica Ferreira Teodoro Adriano Costa Zanardi
Restrição e Privação de Liberdade na EJA EDUCAÇÃO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL   Victória Mello Fernandes Camila Similhana
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EJA SEMIPRESENCIAL NAS PRISÕES Heidi Rocha da Conceição Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso Adriano Vargas Freitas Maria Cristina da Silva
Tecnologias na EJA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O USO DE REDES SOCIAIS Eloane Salla de Castro Eliana Marques Zanata Octavio Cappelletti Dionisio Tumbo
PROJETO EJA TEC EM GOIÁS Ana Lúcia da Silva Antônio Carlos Freire Sampaio Elivane Maria da Silva Aires Jarina Fernandes
   Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
15h Alfabetização e Letramento na EJA AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NOS CÍRCULOS DE ALFABETIZAÇÃO E CULTURA(CAC’S) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO (CEM): O FOMENTO À DIALOGIA NO CONTEXTO DA EJA JUIZ-FORANA Kátia Cristina Candido Aquino Marciano Ana Paula de Abreu
CANAL TIRA DÚVIDAS: O GÊNERO EPISTOLAR COMO MEIO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PRISIONAL Angela Kirllian Mendes Santos   Josiane Felix dos Santos Ernesto Muianga
EJA como Política Pública INGRESSO E PERMANÊNCIA DE DOCENTES NA EJA: DIÁLOGOS QUE PODEM CONVERGIR PARA UMA DECISÃO DE POLÍTICA PÚBLICA Maria Aparecida Oliveira Rodrigues Rosanna Barros
MARCAS DA EXCLUSÃO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS Mônica Nogueira Camargo Rita Tavares de Mello Catarina Santos Catarina Paulos
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CREJA). Alessandra Silva de Lima Renata Amaral
O APAGAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA Adriana Hsslabecor Larine Avelino Eliene Novaes
Material Didático na EJA MATERIAIS DE FÍSICA PARA EJA E A SUA COMPATIBILIDADE COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO Maria Inês Martins e Leonardo Cristiano da Silva Júlio Costa
MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PARA QUE? PARA QUEM? POR QUEM? Fernanda Campos de Miranda Luis Miguel Cardoso Adelson França Júnior
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala E ALUNOS DA EJA, SUJEITOS DE DIREITOS Luzia Neves Santana Luis Miguel   Moisés Manuel Cau
O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EJA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES Anna Laura Kerkhoff Cristofari Ivana Almeida Serpa Luis Miguel
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala F DIZERES DE PROFESSORAS DA EJA NO RIO GRANDE DO SUL EM TRABALHO REMOTO Kelly Cristina Silva Sita Mara Sant’Anna Teodoro Adriano Costa Zanardi
TEMPOS DE APRENDER: O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA AS TURMAS DO PROJETO DE CORREÇÃO DE FLUXO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUIZ DE FORA Maria da Conceição Carvalho Brandt da Luz Jonson Ney Dias da Silva
Restrição e Privação de Liberdade na EJA DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SER EDUCADORA EM UM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE Fabiana Gabriel Mariana Cassab Torres Maria Cristina
EDUCAÇÃO NA PRISÃO:  O PONTO DE VISTA DE QUEM ESTÁ INSERIDO NO SISTEMA P.RISIONAL Marcos Fernandes Rafael Walesson Gomes
Tecnologias na EJA CONTEXTO PANDÊMICO E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO DE FILOSOFIA PARA TURMAS DA NEJA Gisele Rose da Silva Karina Menezes
EDUCAÇÃO DIALÓGICA E DEMOCRÁTICA NO BLOG DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CIEJA PERUS Aline Baldo Everton Oliveira

16h Atividade Cultural – Mariana Bracks Fonseca que é Professora de História da África na Universidade Federal de Sergipe – Brasil, conversa conosco sobre Rainhas Negras em África Lusófona

Dia 4.11.2021

9h às 12h – Rodas de Conversa 13h às 16h – Rodas de Conversa

Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
9h Alfabetização e Letramento na EJA EJA ESPERANÇA PARA A LIBERDADE Patrícia Cinara Veloso Raul de Azevedo
LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A LUTA PELA GARANTIA DE UM DIREITO Thaís Alves Rodrigues Jorge Ana Paula Abreu
Avaliação na EJA EJA MODULAR – UMA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CÂNDIDO PORTINARI” VISANDO UMA AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA Maria de Lourdes Pereira de Oliveira Freitas Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino Rejane de Oliveira Alves Edna Telma Fonseca e Silva Vilar
AVALIAÇÃO DA RODA
Ciências e Pesquisa na EJA O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO PROEF-2 E PROEMJA: PERCURSO E AGENDA DE UMA PESQUISA EM CONSTRUÇÃO Adriana Angélica Ferreira   Eliane Ferreira Campos Vieira Hélder Pires Amâncio
OS PROJETOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU (RJ) NA DÉCADA DE 1980 E O MOVIMENTO POPULAR DE BAIRROS Lidiane Barros Lobo Jaqueline Pereira Ventura Hélder Pires Amâncio Ágnez de Lélis Saraiva
Educação Ambiental e Educação do e no Campo na EJA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFISIONALIZANTE (PROEJA) NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (ESTES/UFU): POSSIBILIDADES E DESAFIOS João Carlos de Oliveira Liliane Souza e Silva
INTERFACES TRANSDISCIPLINARES NO ENSINO REMOTO Moema Rocha Quintão Silvia Almeida de Oliveira Costa Martinez Liliane Souza e Silva
 Estudantes da Educação Especial na EJA EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:  CONSIDERAÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR Tânia Mara dos Santos Bassi   Nádia Bigarella Adilson Muthambe Ana Catharina Noronha Taísa Liduenha
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EJA: ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE Marcela Fontão Nogueira Taísa Liduenha
Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EJA A CONTRAPELO DO DISCURSO NEGACIONISTA: A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE FRANTZ FANON COMO ARGUMENTO DECOLONIAL AO RACISMO Antonio Carlos Figueiredo Costa   Walesson Gomes da Silva Gilvanice Barbosa da Silva Musial
A EDUCAÇÃO E CULTURA EM MOÇAMBIQUE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA Vítor Chibanga Darlinda Moreira
EJA como Política Pública OLHARES JUVENIS SOBRE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE Cláudia Ocelli Costa Francisco André Silva Martins Maria Luiza Alves Martins Paula Lorrane Rodrigues da Silva Ana Saraiva
OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A EJA: UM VÓRTEX DA LUTA PELA EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL Caroline Rocha Campagni; Guilherme Rodrigues de Oliveira Catarina Santos; Conceição Paludo
Estratégias de Acesso e Permanência de Educandas(os) na EJA ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DE EDUCANDAS(OS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Soraia Guerra Xavier. Ubiracema Alves dos Santos. Adriana Pereira, Julio Santos; Bonifácio Obadias
A NOVA EJA: UM OLHAR NAS VIVÊNCIAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DO INTERIOR DO AMAZONAS Ana Cláudia Ribeiro de Souza Mª da Conceição O. Rodrigues Adriana Pereira, Julio Santos; Bonifácio Obadias; Conceição Paludo
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO  DO DOCENTE NA  EJA  A PARTIR DA  PERSPECTIVA FREIRIANA Marcia Nascimento Neves Novaes Eliene Novaes Rocha   Renata Amaral
PRINCÍPIOS PRÁXICOS FREIREANOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EJA Rejane de Oliveira Alves Edna Telma Fonseca e Silva Vilar Claudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino Renata Amaral de Matos Rocha
Mundo do Trabalho Educação e Formação Profissional na EJA A EJA TRABALHADORES: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES SOBRE A OFERTA DE EJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E NAS ESCOLAS DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO Caroline Fernandes Luiza Campos Hernani Bungo Sumbo
O CURSO: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E INTERCULTURALIDADE NA EJAEF – EM CONEXÃO COM O MUNDO DO TRABALHO Maria Josefa de Menezes Almeida Hernani Bungo Sumbo
Restrição e Privação de Liberdade na EJA EXPERIÊNCIAS ESCOLARES NO SISTEMA PRISIONAL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA Isabella Almeida dos Santos Elionaldo Fernandes Julião
AVALIAÇÃO DA RODA
Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
10h Alfabetização e Letramento na EJA DO LADO DE FORA DA ESCOLA: O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NA VIDA DE ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS Ana Flávia de Faria Colina, Ana Caroline Rodrigues dos Santos, Melissa Marques Viera e Sheilla Alessanda Brasileiro de Menezes Ernesto Muianga Maurilane de Souza Biccas
ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: “FAZ DA COMPREENSÃO UMA INTERPRETAÇÃO” Thaís Costa de Freitas e Maria Eurácia Barreto de Andrade Ernesto Muianga Maurilane de Souza Biccas
Ciências e Pesquisa na EJA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE-MG Paulo Soares Brandão   Fabio Mohallem Cotrim Hélder Pires Amâncio Jane Alexandre Mutsuque
CEM – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO: IMPACTOS E REFLEXOS DE UMA PROPOSTA CURRICULAR POLIVALENTE NA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA – MG Kátia Cristina Candido Aquino Marciano Hélder Pires Amâncio Jane Alexandre Mutsuque
Educação Ambiental e Educação do e no Campo na EJA O MOVIMENTO ESCOTEIRO NO GRUPO 5 DE AGOSTO DE RIO VERDE-GO: UMA PRÁTICA POUCO CONHECIDA Cláudia Graner Módes Jair Pereira de Melo Junior Liliane Souza e Silva
AVALIAÇÃO DA RODA
Educação de Pessoas com Deficiência, altas habilidades e superdotação na EJA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA Laura Portugal da Silva Nascimento   Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves Adilson Valdano Muthambe Ana Catharina Mesquita de Noronha
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA Dayane Regina Masselai Vera Márcia Marques Santos Adilson Valdano Muthambe Ana Catharina Mesquita de Noronha
Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA TEMÁTICA RACIAL NAS AÇÕES DO PROGRAMA INTEGRADO DA UFRJ PARA EJA Ana Paula Abreu Moura Solange Alves Rodrigues Gilvanice Barbosa da Silva Musial Cristiane Coppe de Oliveira
A LEI 10.639/03 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS Márcia Blank Darlinda Moreira
EJA como Política Pública O (IN)CERTO PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – O CASO DO ABANDONO DA EJA NO BRASIL Elisângela Lopes Marques Tiago Jorge
O PROEJA-FIC: CONQUISTAS E DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO FUNDAMENTAL, NA MODALIDADE EJA (2007-2018) Isabella Rodrigues da Silva Ágnez de Lélis Saraiva
Estratégias de Acesso e Permanência de Educandas(os) na EJA EJA – UMA PROPOSTA REAL Helder da Silva Adriana Pereira; Bonifácio Obadias; Julio Santos
AVALIAÇÃO DA RODA
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARA ATUAÇÃO NA EJA: QUANDO A TEORIA DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA ENTRA EM “CENA” (O CASO DO CINEMA) Antonio Carlos Figueiredo Costa Eliene Novaes Rocha
RITUAIS DE LINGUAGEM E RACIALIZAÇÃO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) Nilma Alves Adriano Renata Amaral de Matos Rocha
Mundo do Trabalho Educação e Formação Profissional na EJA CURSO PROFISSIONALIZANTE, O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Meire Rose dos Anjos Oliveira. Edson Luís Ismael do Carmo Hernani Bungo Sumbo
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EJA-EPT) E EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL Guilherme Brandt de Oliveira Hernani Bungo Sumbo
Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
11h Alfabetização e Letramento na EJA REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS Jaqueline Luzia da Silva   Maria Lucia da Silva Vito Ana Paula Moura
AVALIAÇÃO DA RODA
Educação de Pessoas com Deficiência, altas habilidades e superdotação na EJA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS NA PANDEMIA Karoline Pilar de Matos Marcela de Almeida Paula Nivânia Maria de Melo Reis Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
PROJETO ALEGRIA: EXPERIÊNCIA NO SISTEMA REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA Aliny Vitória Martins Cunha Arabie Bezri Hermont Mariana Queiroga Gomes Nivânia Melo Reis Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA SER NEGRO(A), JOVEM E ESTAR NA EJA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA: “A GENTE NÃO É ACEITO” Gabriella Santana da Silva Pitta Cristiane Coppe de Oliveira
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA, REALIDADE, PROBLEMAS E CAMINHOS Elaine Regina Chagas Santos Cristiane Coppe de Oliveira
Educação Popular, Saúde Popular e Saberes Tradicionais na EJA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA HUMANIZAÇÃO Gilvanice Barbosa da Silva Musial Jucelio Kulmann de Medeiros
OS SABERES DAS BENZEDEIRAS DE BOM SUCESSO- MG Cássio Silva Castanheira Jucelio Kulmann de Medeiros Natalino Neves da Silva
EJA como Política Pública POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM ANGOLA (2006-2015) HERNANI BUNGO SUMBO Tiago Jorge
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: PROBLEMAS DE ACESSO E DESAFIOS PARA A SUA GESTÃO Ágnez de Lélis Saraiva Catarina Santos
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE EJA Telma Alves Catarina Paulos
AVALIAÇÃO DA RODA
Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
13h Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala G A CONSTRUÇÃO NA PRÁTICA DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS EM UMA EJA CADA VEZ MAIS JOVEM Ana Carolina Costa Resende Sita Mara Sant’Anna
ATÉ QUE CHEGUE O DIA DE OUTROS ABRAÇOS: ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PELO CELULAR COM EDUCANDOS DA EJA Jeanne Mary Chequer Karina Menezes Sita Mara Lopes Sant’Anna
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala H EJA combina com TCC Emerson Marçal Flavia Goulart Luis Miguel Moisés Manuel Cau
A RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NA EJA Vinícius Figueiredo Costa Moisés Manuel Cau
Tecnologias na EJA EJA E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE Anna Laura Kerkhoff Cristofari Ivana Almeida Serpa Karina Moreira Menezes
PANDEMIA, ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA PARAÍBA: ENTRE LIMITES E EXCLUSÕES Caline Mendes de Araújo Everton Fêrrêr de Oliveira
Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
14h Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala I OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO DE MEDIAÇÃO CURRICULAR REALIZADO POR COORDENADORAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Érica Franco de Oliveira Sita Mara Lopes Sant’Anna
RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MATEMÁTICAS E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA EJA DO SERTÃO CEARENSE Francisco Josimar Ricardo Xavier   Adriano Vargas Freitas Teodoro Adriano Costa Zanardi Jonson Ney Dias da Silva
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala J PENSANDO A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE SUJEITOS CONCRETOS DA EJA SOB OS EFEITOS DA PERSPECTIVA FREIREANA Eliane Lopes Werneck de Andrade Adriano Vargas Freitas Teodoro Adriano Costa Zanardi
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMÉRICA LATINA COM VISTAS À SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES EXCLUDENTES EM RELAÇÃO A DIREITOS  HUMANOS E CIVIS Igor Gabriel Leal Jarina Rodrigues Fernandes Sita Mara Lopes Sant’Anna
Tecnologias na EJA RELATO DE EXPERIÊNCIA: INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS Alessandra Moreira da Silva Jarina Rodrigues Fernandes
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS Mariah Cruz de Souza Tronco Karina Moreira Menezes
Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
15h Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala K O GÊNERO POEMA: UMA EXPERIÊNCIA FREIREANA NA EJA EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO REMOTA Flávia Barros Cedrola Jonson Ney Dias da Silva
MÚLTIPLOS LETRAMENTOS, LITERATURA E AUDIOVISUAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PRÓPRIA PRÁTICA COM UM PROJETO DE TRABALHO EM UNIDOCÊNCIA NA EJA Ana Rita Santos Álida Angélica Alves Leal Luis Miguel   Moisés Manuel Cau

16h Atividade Cultural – SURPRESA

Dia 5.11.2021

9h às 11h – Rodas de Conversa

Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
9h Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EJA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE MINAS GERAIS Aline Rafaela Lelis Silva Gilvanice Barbosa da Silva Musial

Cristiane Coppe de Oliveira

AVALIAÇÃO DA RODA
Educação Popular, Saúde Popular e Saberes Tradicionais na EJA AVALIAÇÃO DA RODA
EJA como Política Pública POLÍTICAS PÚBLICAS NA EJA: MOLDURAS DO BRASIL COLÔNIA AOS DIAS ATUAIS Diego Góes Almeida Milena dos Santos Souza Morais Ana Saraiva
AVALIAÇÃO DA RODA
Gênero e Sexualidade na EJA A INTERSECCIONALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Edna Telma Fonseca e Silva Vilar Denise Carreira
A INTERSECCIONALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Thatiane Santos Ruas Denise Carreira
Material Didático na EJA MATERIAL DIDÁTICO NA EJA: A EXPERIÊNCIA DOS CADERNOS PEDAGÓGICOS Júlio César Virgínio da Costa Elena Maria Mallmann Jonson Ney Dias da Silva
O ESCREVA SEU FUTURO NA BUSCA POR ABORDAGENS DIDÁTICAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA Beatriz de Lima Pequeno Edvânia Ferreira Bezerra Elena Maria Mallmann Jonson Ney Dias da Silva
Mundo do Trabalho, Educação e Formação Profissional na EJA O PROEJA ENTRE A NECROPOLÍTICA E A INFRAPOLÍTICA Vandelucia Ferreira da Silva Boa Sorte Cleber Lúcio Sousa Santos Hernani Bungo Sumbo
POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NO CFL Luís Reis Cuanga Hernani Bungo Sumbo
Religiosidade e Espiritualidade na EJA ESPIRITUALIDADE, DIÁLOGO E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Elida Cristina Nazelli Conceição  Clarete Xavier Travalha Vanicleia Silva Santos TECA Nelton Dresch Jakson Hansen Marques Vitor Chibanga
FLOR E SER DE LUZ: UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA E TRANSDISCIPLINAR EM BUSCA DA INTEIREZA DO SER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Guinever Stefani Machado Bandeira Vanicleia Silva Santos TECA Nelton Dresch Jakson Hansen Marques Vitor Chibanga
Sujeitos e Gerações na EJA IDOSOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRAJETÓRIAS DE VIDA E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM Sirliane da Costa Viana Cheron Z. Moretti Sheila Brasileiro
PROJETO GRANDES ESCRITORES: UM PROCESSO… IDENTIDADE ! Cristina Cordeiro da Silva Álida Angélica Alves Leal  Francisco André Silva Martins
Tecnologias na EJA AVALIAÇÃO DA RODA
VIDEOAULAS INSTRUCIONAIS, ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A INVISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS Elana Schiavo Caramano Eliana Marques Zanata Karina Moreira Menezes Everton Fêrrêr de Oliveira
Horário Roda de Conversa Título do Trabalho Pessoa autora Pessoa avaliadora
10h Gênero e Sexualidade na EJA IMPLICAÇÕES DA PASSAGEM DE MULHERES PELA EJA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES Rayane Silva Guedes   Mariana Cavaca Alves do Valle Denise Carreira
AVALIAÇÃO DA RODA
Material Didático na EJA REPRESENTAÇÕES SOBRE A MULHER: UM OLHAR SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS DE EJA Letícia Franco de Souza Ana Paula Leivar Brancaleoni Elena Maria Mallmann Adelson França Junior
AVALIAÇÃO DA RODA
Mundo do Trabalho, Educação e Formação Profissional na EJA A EJA E O TRABALHO EM SITUAÇÃO DE RUA Renato Farias dos Santos Maria Clara Bueno Fischer Hernani Bungo Sumbo Nágela Aparecida Brandão
AVALIAÇÃO DA RODA
Ciências e Pesquisa na EJA
AVALIAÇÃO DA RODA
Religiosidade e Espiritualidade na EJA LITERATURA E ESPIRITUALIDADE NA EJA Ricardo Pinto de Paula Vanicleia Silva Santos TECA Nelton Dresch Jakson Hansen Marques Vitor Chibanga
AVALIAÇÃO DA RODA
Tecnologias na EJA A EJA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Renata Amaral de Matos Rocha Dionisio Tumbo
AVALIAÇÃO DA RODA

15h – Atividade Cultural  – com o Francisco Danilo de Lima Ferreira (Chicão), Professor de Língua Portuguesa formado pela UFMG: “Minha vida em Cordel” – Projeto literário, utilizando como prática pedagógica a produção de Cordel, com os sujeitos educandos da EJA.

Teremos também: Izau Veras Gomes Professor da Rede Municipal de Belo Horizonte – Mestre em Educação pela FaE/UFMG: Narrativas poéticas produzidas a partir da experiência da docência com jovens.

16h – Conferência de Encerramento – Profa Dra Analise de Jesus da Silva e Profa Dra Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
17h – Sessão de Encerramento Avaliação; Escolha de quem organizará o próximo; Informes sobre certificados; Informes sobre o e-book; Agradecimentos.

VOLTAR