Por ser realizado em estrutura Digital, o Seminário seguirá sempre o horário de Brasília e constará de:
a. Sessão de abertura (Comissão Organizadora) e
Conferência de Abertura (Prof Dr Licínio Lima – UMinho/PT)
às 9h do dia 3.11.
b. Rodas de Conversa por Temas Agregadores (sempre horário de Brasília)
11h Encontro de todas as pessoas por Roda de Conversa do dia 3.11;
Das 13h às 16h do dia 3.11;
Das 9h às 12h e 13h às 16h do dia 4.11;
Das 9h às 11h, do dia 5.11.
c. Atividades Culturais
16h do dia 3.11;
16h do dia 4.11
15h do dia 5.11.
d. Conferência de Encerramento
16h do dia 5.11 – Conferência de Encerramento – Profa Dra Analise de Jesus da Silva e Profa Dra Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
17h – Sessão de Encerramento
PROGRAMAÇÃO
Sempre pelo horário de Brasília/Brasil
Dia 3.11.2021
9h Sessão de abertura (Comissão Organizadora) e
Conferência de Abertura – Prof Dr Licínio Lima – UMinho/PT
11h Encontro de todas as pessoas por Roda de Conversa
12h Café, Almoço, Jantar dependendo do fuso horário
13h às 16h – Rodas de Conversa
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
13h | Alfabetização e Letramento na EJA | A LITERATURA DE CORDEL NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA | Heloisa Feliciano de Almeida Alves | Ana Paula Abreu |
A POESIA NA EJA ATUAL – UMA EXPERIÊNCIA LÍRICA | Ivane Laurete Perotti | Ana Paula Abreu | ||
EJA como Política Pública | DESAFIOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE | Félix Matias | Catarina Santos | |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL | Sandra Maria Alves Barbosa Melo | Catarina Santos; Ágnez Saraiva; Conceição Paludo | ||
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA | A CENTRALIDADE DO TRABALHO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EXPERIENTES PARA A CONSTRUÇÃO CURRICULAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA MODALIDADE EJA DO COLÉGIO JOÃO XXIII/UFJF | Mariana Cassab | Renata Amaral | |
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA INSTITUCIONAL NO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE | Rosa Malena de Araújo Carvalho | Catarina Paulos Moisés Manuel Cau | ||
Material Didático na EJA | “ESCREVIVÊNCIAS” – A PRODUÇÃO TEXTUAL AUTOBIOGRÁFICA COMO FORMA DE INCENTIVO À ESCRITA E LEITURA NA** EJA | Maria Marlete de Souza | Júlio César da Costa | |
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA EJA QUE DIALOGUEM COM A VIVÊNCIA DE | Magda Antunes Martins | Adelson França Frederico Alves Lopes | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala A | (RE)CONFIGURAÇÕES EDUCACIONAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS: A EJA JUIZ-FORANA RESSIGNIFICANDO SEU CAMINHAR | Kátia Cristina Candido Aquino Marciano | Sita Mara Sant’Anna | |
A INTERSECCIONALIDADE COMO PRÁXIS EDUCATIVA NA EJA | Daiana Maria da Silva Izaú Veras Gomes Vanderléia Reis de Assis | Moisés Manuel Cau | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala B | LITERATURA MARGINAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DA OFICINA PEDAGÓGICA | Mídian Lena Pereira Pressato | Jonson Ney Dias da Silva | |
O TEATRO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA EJA NO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG | Juliana Milagres Tostes | Teodoro Adriano Costa Zanardi Jonson Ney Dias da Silva | ||
Restrição e Privação de Liberdade na EJA | APRESENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA-CURRICULAR PARA OFERTA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ESTABELECIMENTOS PENAIS | Danielly Luiza Zarpellon | Camila Similhana | |
(IN)SEGURANÇA E A ROTINA ESCOLAR EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO | Washington Luis de Andrade Cardoso Junior | Elionaldo Julião | ||
Tecnologias na EJA | O QUE DIZEM OS EDUCANDOS DE DIFERENTES GERAÇÕES NO CONTEXTO DA EJA SOBRE OS USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Pedro Batela Neto | Jarina Fernandes | |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DE PANDEMIA: A CONDIÇÃO DOS ESTUDANTES PARA AS ATIVIDADES REMOTAS EMERGENCIAIS | Júlio Saulo Silva Juliana Ferreira de Melo | Dionisio Tumbo |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
14h | Alfabetização e Letramento na EJA | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: UMA ABODAGEM HISTÓRICA E DESAFIOS ATUAIS | Jane Mutsuque | Maurilane Biccas |
ANÁLISE SOBRE O ISOLAMENTO SOCIAL PELOS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA COVID-19 | Juliane de Oliveira Ludymilla Morais | Ana Paula Abreu | ||
EJA como Política Pública | A EJA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (2015-2025) DE ITABORAÍ | Isabela Lemos da Costa Coutinho | Ágnez Saraiva | |
EDUCAÇÃO E POLÍTICA DE FECHAMENTO DE CENTROS DE EJA: UMA REALIDADE EM MATO GROSSO | Ivana Bognar | Catarina Santos | ||
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA | AS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO À DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS E RETROCESSOS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NA EE CAETANO DE CAMPOS – CONSOLAÇÃO | Fernanda Correia Silva | Catarina Paulos | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES FREIRIANAS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Renato Antônio Ribeiro | Renata Amaral | ||
Material Didático na EJA | ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO EJA, MUNDO DO TRABALHO SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA | Rafaela da Silva Kawai Eliana Marques Zanata | Adelson França Luís Cardoso | |
LETRAMENTOS CRÍTICOS NA EJA | Rosilene Nascimento Luiz Ribeiro | Júlio César Costa | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala C | IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO NA EJA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁDICAS NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID | Jeanne Mary Vieira Chequer Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos Renato de Paula Abreu Vânia Aparecida da Cruz Ianá Costa Andrade | Sita Mara Lopes Sant’Anna | |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS | Elizabeth Costa Reis | Sita Mara Lopes Sant’Anna | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala D | O PERFIL DE ATUAÇÃO POLÍTOCO-PEDAGÓGICA DO(A) PROFESSOR (A) DA EJA NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: SUJEITOS DE CONHECIMENTO E AUTONOMIA CURRICULAR? | Adriana Pereira da Silva | Jonson Ney Dias da Silva | |
CARTA A MAIZA RELATO SOBRE O PROJETO DE ENSINO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO | Adriana Angélica Ferreira | Teodoro Adriano Costa Zanardi | ||
Restrição e Privação de Liberdade na EJA | EDUCAÇÃO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: POSSIBILIDADES A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL | Victória Mello Fernandes | Camila Similhana | |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EJA SEMIPRESENCIAL NAS PRISÕES | Heidi Rocha da Conceição Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso Adriano Vargas Freitas | Maria Cristina da Silva | ||
Tecnologias na EJA | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O USO DE REDES SOCIAIS | Eloane Salla de Castro Eliana Marques Zanata Octavio Cappelletti | Dionisio Tumbo | |
PROJETO EJA TEC EM GOIÁS | Ana Lúcia da Silva Antônio Carlos Freire Sampaio Elivane Maria da Silva Aires | Jarina Fernandes |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
15h | Alfabetização e Letramento na EJA | AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO NOS CÍRCULOS DE ALFABETIZAÇÃO E CULTURA(CAC’S) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO (CEM): O FOMENTO À DIALOGIA NO CONTEXTO DA EJA JUIZ-FORANA | Kátia Cristina Candido Aquino Marciano | Ana Paula de Abreu |
CANAL TIRA DÚVIDAS: O GÊNERO EPISTOLAR COMO MEIO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO PRISIONAL | Angela Kirllian Mendes Santos Josiane Felix dos Santos | Ernesto Muianga | ||
EJA como Política Pública | INGRESSO E PERMANÊNCIA DE DOCENTES NA EJA: DIÁLOGOS QUE PODEM CONVERGIR PARA UMA DECISÃO DE POLÍTICA PÚBLICA | Maria Aparecida Oliveira Rodrigues | Rosanna Barros | |
MARCAS DA EXCLUSÃO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS | Mônica Nogueira Camargo Rita Tavares de Mello | Catarina Santos Catarina Paulos | ||
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CREJA). | Alessandra Silva de Lima | Renata Amaral | |
O APAGAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA | Adriana Hsslabecor Larine Avelino | Eliene Novaes | ||
Material Didático na EJA | MATERIAIS DE FÍSICA PARA EJA E A SUA COMPATIBILIDADE COM OS RESPECTIVOS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO | Maria Inês Martins e Leonardo Cristiano da Silva | Júlio Costa | |
MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PARA QUE? PARA QUEM? POR QUEM? | Fernanda Campos de Miranda | Luis Miguel Cardoso Adelson França Júnior | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala E | ALUNOS DA EJA, SUJEITOS DE DIREITOS | Luzia Neves Santana | Luis Miguel Moisés Manuel Cau | |
O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EJA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES | Anna Laura Kerkhoff Cristofari Ivana Almeida Serpa | Luis Miguel | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala F | DIZERES DE PROFESSORAS DA EJA NO RIO GRANDE DO SUL EM TRABALHO REMOTO | Kelly Cristina Silva Sita Mara Sant’Anna | Teodoro Adriano Costa Zanardi | |
TEMPOS DE APRENDER: O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA AS TURMAS DO PROJETO DE CORREÇÃO DE FLUXO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUIZ DE FORA | Maria da Conceição Carvalho Brandt da Luz | Jonson Ney Dias da Silva | ||
Restrição e Privação de Liberdade na EJA | DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SER EDUCADORA EM UM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE | Fabiana Gabriel Mariana Cassab Torres | Maria Cristina | |
EDUCAÇÃO NA PRISÃO: O PONTO DE VISTA DE QUEM ESTÁ INSERIDO NO SISTEMA P.RISIONAL | Marcos Fernandes Rafael | Walesson Gomes | ||
Tecnologias na EJA | CONTEXTO PANDÊMICO E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO DE FILOSOFIA PARA TURMAS DA NEJA | Gisele Rose da Silva | Karina Menezes | |
EDUCAÇÃO DIALÓGICA E DEMOCRÁTICA NO BLOG DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CIEJA PERUS | Aline Baldo | Everton Oliveira |
16h Atividade Cultural – Mariana Bracks Fonseca que é Professora de História da África na Universidade Federal de Sergipe – Brasil, conversa conosco sobre Rainhas Negras em África Lusófona
Dia 4.11.2021
9h às 12h – Rodas de Conversa 13h às 16h – Rodas de Conversa
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
9h | Alfabetização e Letramento na EJA | EJA ESPERANÇA PARA A LIBERDADE | Patrícia Cinara Veloso | Raul de Azevedo |
LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A LUTA PELA GARANTIA DE UM DIREITO | Thaís Alves Rodrigues Jorge | Ana Paula Abreu | ||
Avaliação na EJA | EJA MODULAR – UMA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “CÂNDIDO PORTINARI” VISANDO UMA AVALIAÇÃO SIGNIFICATIVA | Maria de Lourdes Pereira de Oliveira Freitas | Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino Rejane de Oliveira Alves Edna Telma Fonseca e Silva Vilar | |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Ciências e Pesquisa na EJA | O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO PROEF-2 E PROEMJA: PERCURSO E AGENDA DE UMA PESQUISA EM CONSTRUÇÃO | Adriana Angélica Ferreira Eliane Ferreira Campos Vieira | Hélder Pires Amâncio | |
OS PROJETOS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU (RJ) NA DÉCADA DE 1980 E O MOVIMENTO POPULAR DE BAIRROS | Lidiane Barros Lobo Jaqueline Pereira Ventura | Hélder Pires Amâncio Ágnez de Lélis Saraiva | ||
Educação Ambiental e Educação do e no Campo na EJA | A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFISIONALIZANTE (PROEJA) NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (ESTES/UFU): POSSIBILIDADES E DESAFIOS | João Carlos de Oliveira | Liliane Souza e Silva | |
INTERFACES TRANSDISCIPLINARES NO ENSINO REMOTO | Moema Rocha Quintão Silvia Almeida de Oliveira Costa Martinez | Liliane Souza e Silva | ||
Estudantes da Educação Especial na EJA | EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR | Tânia Mara dos Santos Bassi Nádia Bigarella | Adilson Muthambe Ana Catharina Noronha Taísa Liduenha | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EJA: ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DOCENTE | Marcela Fontão Nogueira | Taísa Liduenha | ||
Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA | A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EJA A CONTRAPELO DO DISCURSO NEGACIONISTA: A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE FRANTZ FANON COMO ARGUMENTO DECOLONIAL AO RACISMO | Antonio Carlos Figueiredo Costa Walesson Gomes da Silva | Gilvanice Barbosa da Silva Musial | |
A EDUCAÇÃO E CULTURA EM MOÇAMBIQUE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA | Vítor Chibanga | Darlinda Moreira | ||
EJA como Política Pública | OLHARES JUVENIS SOBRE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE | Cláudia Ocelli Costa Francisco André Silva Martins Maria Luiza Alves Martins Paula Lorrane Rodrigues da Silva | Ana Saraiva | |
OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A EJA: UM VÓRTEX DA LUTA PELA EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL | Caroline Rocha Campagni; Guilherme Rodrigues de Oliveira | Catarina Santos; Conceição Paludo | ||
Estratégias de Acesso e Permanência de Educandas(os) na EJA | ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DE EDUCANDAS(OS) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Soraia Guerra Xavier. Ubiracema Alves dos Santos. | Adriana Pereira, Julio Santos; Bonifácio Obadias | |
A NOVA EJA: UM OLHAR NAS VIVÊNCIAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DO INTERIOR DO AMAZONAS | Ana Cláudia Ribeiro de Souza Mª da Conceição O. Rodrigues | Adriana Pereira, Julio Santos; Bonifácio Obadias; Conceição Paludo | ||
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA | O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO DOCENTE NA EJA A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA | Marcia Nascimento Neves Novaes | Eliene Novaes Rocha Renata Amaral | |
PRINCÍPIOS PRÁXICOS FREIREANOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS DA EJA | Rejane de Oliveira Alves Edna Telma Fonseca e Silva Vilar Claudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino | Renata Amaral de Matos Rocha | ||
Mundo do Trabalho Educação e Formação Profissional na EJA | A EJA TRABALHADORES: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES SOBRE A OFERTA DE EJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E NAS ESCOLAS DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO | Caroline Fernandes Luiza Campos | Hernani Bungo Sumbo | |
O CURSO: LETRAMENTOS MÚLTIPLOS E INTERCULTURALIDADE NA EJAEF – EM CONEXÃO COM O MUNDO DO TRABALHO | Maria Josefa de Menezes Almeida | Hernani Bungo Sumbo | ||
Restrição e Privação de Liberdade na EJA | EXPERIÊNCIAS ESCOLARES NO SISTEMA PRISIONAL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA | Isabella Almeida dos Santos | Elionaldo Fernandes Julião | |
AVALIAÇÃO DA RODA |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
10h | Alfabetização e Letramento na EJA | DO LADO DE FORA DA ESCOLA: O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NA VIDA DE ADULTOS POUCO ESCOLARIZADOS | Ana Flávia de Faria Colina, Ana Caroline Rodrigues dos Santos, Melissa Marques Viera e Sheilla Alessanda Brasileiro de Menezes | Ernesto Muianga Maurilane de Souza Biccas |
ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: “FAZ DA COMPREENSÃO UMA INTERPRETAÇÃO” | Thaís Costa de Freitas e Maria Eurácia Barreto de Andrade | Ernesto Muianga Maurilane de Souza Biccas | ||
Ciências e Pesquisa na EJA | A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE-MG | Paulo Soares Brandão Fabio Mohallem Cotrim | Hélder Pires Amâncio Jane Alexandre Mutsuque | |
CEM – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DR. GERALDO MOUTINHO: IMPACTOS E REFLEXOS DE UMA PROPOSTA CURRICULAR POLIVALENTE NA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA – MG | Kátia Cristina Candido Aquino Marciano | Hélder Pires Amâncio Jane Alexandre Mutsuque | ||
Educação Ambiental e Educação do e no Campo na EJA | O MOVIMENTO ESCOTEIRO NO GRUPO 5 DE AGOSTO DE RIO VERDE-GO: UMA PRÁTICA POUCO CONHECIDA | Cláudia Graner Módes Jair Pereira de Melo Junior | Liliane Souza e Silva | |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Educação de Pessoas com Deficiência, altas habilidades e superdotação na EJA | ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA | Laura Portugal da Silva Nascimento Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves | Adilson Valdano Muthambe Ana Catharina Mesquita de Noronha | |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Dayane Regina Masselai Vera Márcia Marques Santos | Adilson Valdano Muthambe Ana Catharina Mesquita de Noronha | ||
Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA | REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA TEMÁTICA RACIAL NAS AÇÕES DO PROGRAMA INTEGRADO DA UFRJ PARA EJA | Ana Paula Abreu Moura Solange Alves Rodrigues | Gilvanice Barbosa da Silva Musial Cristiane Coppe de Oliveira | |
A LEI 10.639/03 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS | Márcia Blank | Darlinda Moreira | ||
EJA como Política Pública | O (IN)CERTO PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – O CASO DO ABANDONO DA EJA NO BRASIL | Elisângela Lopes Marques | Tiago Jorge | |
O PROEJA-FIC: CONQUISTAS E DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO FUNDAMENTAL, NA MODALIDADE EJA (2007-2018) | Isabella Rodrigues da Silva | Ágnez de Lélis Saraiva | ||
Estratégias de Acesso e Permanência de Educandas(os) na EJA | EJA – UMA PROPOSTA REAL | Helder da Silva | Adriana Pereira; Bonifácio Obadias; Julio Santos | |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA | REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARA ATUAÇÃO NA EJA: QUANDO A TEORIA DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA ENTRA EM “CENA” (O CASO DO CINEMA) | Antonio Carlos Figueiredo Costa | Eliene Novaes Rocha | |
RITUAIS DE LINGUAGEM E RACIALIZAÇÃO NA EJA: UMA ABORDAGEM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) | Nilma Alves Adriano | Renata Amaral de Matos Rocha | ||
Mundo do Trabalho Educação e Formação Profissional na EJA | CURSO PROFISSIONALIZANTE, O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Meire Rose dos Anjos Oliveira. Edson Luís Ismael do Carmo | Hernani Bungo Sumbo | |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EJA-EPT) E EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL | Guilherme Brandt de Oliveira | Hernani Bungo Sumbo |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
11h | Alfabetização e Letramento na EJA | REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS | Jaqueline Luzia da Silva Maria Lucia da Silva Vito | Ana Paula Moura |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Educação de Pessoas com Deficiência, altas habilidades e superdotação na EJA | TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS NA PANDEMIA | Karoline Pilar de Matos Marcela de Almeida Paula Nivânia Maria de Melo Reis | Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves | |
PROJETO ALEGRIA: EXPERIÊNCIA NO SISTEMA REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA | Aliny Vitória Martins Cunha Arabie Bezri Hermont Mariana Queiroga Gomes Nivânia Melo Reis | Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves | ||
Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA | SER NEGRO(A), JOVEM E ESTAR NA EJA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA: “A GENTE NÃO É ACEITO” | Gabriella Santana da Silva Pitta | Cristiane Coppe de Oliveira | |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA, REALIDADE, PROBLEMAS E CAMINHOS | Elaine Regina Chagas Santos | Cristiane Coppe de Oliveira | ||
Educação Popular, Saúde Popular e Saberes Tradicionais na EJA | A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA HUMANIZAÇÃO | Gilvanice Barbosa da Silva Musial | Jucelio Kulmann de Medeiros | |
OS SABERES DAS BENZEDEIRAS DE BOM SUCESSO- MG | Cássio Silva Castanheira | Jucelio Kulmann de Medeiros Natalino Neves da Silva | ||
EJA como Política Pública | POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM ANGOLA (2006-2015) | HERNANI BUNGO SUMBO | Tiago Jorge | |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: PROBLEMAS DE ACESSO E DESAFIOS PARA A SUA GESTÃO | Ágnez de Lélis Saraiva | Catarina Santos | ||
Formação Inicial e Continuada de Educadoras(as) para atuar na EJA | SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, NA MODALIDADE EJA | Telma Alves | Catarina Paulos | |
AVALIAÇÃO DA RODA |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
13h | Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala G | A CONSTRUÇÃO NA PRÁTICA DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS EM UMA EJA CADA VEZ MAIS JOVEM | Ana Carolina Costa Resende | Sita Mara Sant’Anna |
ATÉ QUE CHEGUE O DIA DE OUTROS ABRAÇOS: ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PELO CELULAR COM EDUCANDOS DA EJA | Jeanne Mary Chequer Karina Menezes | Sita Mara Lopes Sant’Anna | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala H | EJA combina com TCC | Emerson Marçal Flavia Goulart | Luis Miguel Moisés Manuel Cau | |
A RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA NA EJA | Vinícius Figueiredo Costa | Moisés Manuel Cau | ||
Tecnologias na EJA | EJA E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE | Anna Laura Kerkhoff Cristofari Ivana Almeida Serpa | Karina Moreira Menezes | |
PANDEMIA, ENSINO REMOTO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA PARAÍBA: ENTRE LIMITES E EXCLUSÕES | Caline Mendes de Araújo | Everton Fêrrêr de Oliveira |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
14h | Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala I | OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO TRABALHO DE MEDIAÇÃO CURRICULAR REALIZADO POR COORDENADORAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Érica Franco de Oliveira | Sita Mara Lopes Sant’Anna |
RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MATEMÁTICAS E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA EJA DO SERTÃO CEARENSE | Francisco Josimar Ricardo Xavier Adriano Vargas Freitas | Teodoro Adriano Costa Zanardi Jonson Ney Dias da Silva | ||
Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala J | PENSANDO A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE SUJEITOS CONCRETOS DA EJA SOB OS EFEITOS DA PERSPECTIVA FREIREANA | Eliane Lopes Werneck de Andrade Adriano Vargas Freitas | Teodoro Adriano Costa Zanardi | |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMÉRICA LATINA COM VISTAS À SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES EXCLUDENTES EM RELAÇÃO A DIREITOS HUMANOS E CIVIS | Igor Gabriel Leal Jarina Rodrigues Fernandes | Sita Mara Lopes Sant’Anna | ||
Tecnologias na EJA | RELATO DE EXPERIÊNCIA: INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS | Alessandra Moreira da Silva | Jarina Rodrigues Fernandes | |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS | Mariah Cruz de Souza Tronco | Karina Moreira Menezes |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
15h | Práticas Pedagógicas e Educação nos Componentes Curriculares na EJA – Sala K | O GÊNERO POEMA: UMA EXPERIÊNCIA FREIREANA NA EJA EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO REMOTA | Flávia Barros Cedrola | Jonson Ney Dias da Silva |
MÚLTIPLOS LETRAMENTOS, LITERATURA E AUDIOVISUAL: UM ESTUDO A PARTIR DA PRÓPRIA PRÁTICA COM UM PROJETO DE TRABALHO EM UNIDOCÊNCIA NA EJA | Ana Rita Santos Álida Angélica Alves Leal | Luis Miguel Moisés Manuel Cau |
16h Atividade Cultural – SURPRESA
Dia 5.11.2021
9h às 11h – Rodas de Conversa
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
9h | Educação para as Relações Étnico-raciais na EJA | OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA EJA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE MINAS GERAIS | Aline Rafaela Lelis Silva | Gilvanice Barbosa da Silva Musial
Cristiane Coppe de Oliveira |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Educação Popular, Saúde Popular e Saberes Tradicionais na EJA | AVALIAÇÃO DA RODA | |||
EJA como Política Pública | POLÍTICAS PÚBLICAS NA EJA: MOLDURAS DO BRASIL COLÔNIA AOS DIAS ATUAIS | Diego Góes Almeida Milena dos Santos Souza Morais | Ana Saraiva | |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Gênero e Sexualidade na EJA | A INTERSECCIONALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Edna Telma Fonseca e Silva Vilar | Denise Carreira | |
A INTERSECCIONALIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Thatiane Santos Ruas | Denise Carreira | ||
Material Didático na EJA | MATERIAL DIDÁTICO NA EJA: A EXPERIÊNCIA DOS CADERNOS PEDAGÓGICOS | Júlio César Virgínio da Costa | Elena Maria Mallmann Jonson Ney Dias da Silva | |
O ESCREVA SEU FUTURO NA BUSCA POR ABORDAGENS DIDÁTICAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA | Beatriz de Lima Pequeno Edvânia Ferreira Bezerra | Elena Maria Mallmann Jonson Ney Dias da Silva | ||
Mundo do Trabalho, Educação e Formação Profissional na EJA | O PROEJA ENTRE A NECROPOLÍTICA E A INFRAPOLÍTICA | Vandelucia Ferreira da Silva Boa Sorte Cleber Lúcio Sousa Santos | Hernani Bungo Sumbo | |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA NO CFL | Luís Reis Cuanga | Hernani Bungo Sumbo | ||
Religiosidade e Espiritualidade na EJA | ESPIRITUALIDADE, DIÁLOGO E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Elida Cristina Nazelli Conceição Clarete Xavier Travalha | Vanicleia Silva Santos TECA Nelton Dresch Jakson Hansen Marques Vitor Chibanga | |
FLOR E SER DE LUZ: UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA E TRANSDISCIPLINAR EM BUSCA DA INTEIREZA DO SER NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Guinever Stefani Machado Bandeira | Vanicleia Silva Santos TECA Nelton Dresch Jakson Hansen Marques Vitor Chibanga | ||
Sujeitos e Gerações na EJA | IDOSOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TRAJETÓRIAS DE VIDA E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM | Sirliane da Costa Viana | Cheron Z. Moretti Sheila Brasileiro | |
PROJETO GRANDES ESCRITORES: UM PROCESSO… IDENTIDADE ! | Cristina Cordeiro da Silva | Álida Angélica Alves Leal Francisco André Silva Martins | ||
Tecnologias na EJA | AVALIAÇÃO DA RODA | |||
VIDEOAULAS INSTRUCIONAIS, ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A INVISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS | Elana Schiavo Caramano Eliana Marques Zanata | Karina Moreira Menezes Everton Fêrrêr de Oliveira |
Horário | Roda de Conversa | Título do Trabalho | Pessoa autora | Pessoa avaliadora |
10h | Gênero e Sexualidade na EJA | IMPLICAÇÕES DA PASSAGEM DE MULHERES PELA EJA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES | Rayane Silva Guedes Mariana Cavaca Alves do Valle | Denise Carreira |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Material Didático na EJA | REPRESENTAÇÕES SOBRE A MULHER: UM OLHAR SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS DE EJA | Letícia Franco de Souza Ana Paula Leivar Brancaleoni | Elena Maria Mallmann Adelson França Junior | |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Mundo do Trabalho, Educação e Formação Profissional na EJA | A EJA E O TRABALHO EM SITUAÇÃO DE RUA | Renato Farias dos Santos Maria Clara Bueno Fischer | Hernani Bungo Sumbo Nágela Aparecida Brandão | |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Ciências e Pesquisa na EJA | ||||
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Religiosidade e Espiritualidade na EJA | LITERATURA E ESPIRITUALIDADE NA EJA | Ricardo Pinto de Paula | Vanicleia Silva Santos TECA Nelton Dresch Jakson Hansen Marques Vitor Chibanga | |
AVALIAÇÃO DA RODA | ||||
Tecnologias na EJA | A EJA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | Renata Amaral de Matos Rocha | Dionisio Tumbo | |
AVALIAÇÃO DA RODA |
15h – Atividade Cultural – com o Francisco Danilo de Lima Ferreira (Chicão), Professor de Língua Portuguesa formado pela UFMG: “Minha vida em Cordel” – Projeto literário, utilizando como prática pedagógica a produção de Cordel, com os sujeitos educandos da EJA.
Teremos também: Izau Veras Gomes Professor da Rede Municipal de Belo Horizonte – Mestre em Educação pela FaE/UFMG: Narrativas poéticas produzidas a partir da experiência da docência com jovens.
16h – Conferência de Encerramento – Profa Dra Analise de Jesus da Silva e Profa Dra Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
17h – Sessão de Encerramento Avaliação; Escolha de quem organizará o próximo; Informes sobre certificados; Informes sobre o e-book; Agradecimentos.